quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Conteúdo 7 série (A e B) - Canadá e México




Território e população e economia
É o maior país da América e o segundo maior do mundo em extenção territorial.
Apresenta baixas densidades demográficas em geral. Sua população concentra-se ao longo da fronteira com os Estados Unidos (região dos Grandes Lagos e Vale do rio São lourenço) devido ao clima mais ameno e a estreita relação comercial entre o Candá e os Estados Unidos.
Principais cidades: Toronto, Montreal, Quebec, Ottawa, Winnipeg e Vancouver.
Sua população possui um alto grau de escolaridade e um baixo índice de crescimento vegetativo. Tais fatos, somados a grande quantidade de recursos naturais (minerais e vegetais) que, por sua vez conferem ao Canadá um elevado PIB, fazem deste um país com elevado nível de desenvolvimento econômico e social.
A proximidades entre o Canadá e os EUA facilitou a vinculação da economia canadense com a estadonudense, cujo capital predomina em vários setores da economia. Em decorrência dessa estreita relação, tanto do ponto de vista econômico com do geográfico, o Canadá é consederado uma extenção dos Estados Unidos.


Floresta de coníferas (floresta boreal)
A floresta de coníferas representa uma das maiores riquesas naturais do Canadá. A produção de madeira retirada dessa vegetação é responsável por colocar o Canadá em primeiro lugal no ranking mundila da produção de papel e celulose.


MÉXICO


Território, população e economia
A população mexicana é predominantemente formada pela miscigenação entre ameríndios e os colonizadores espanhóis. Esta população encontra-se distribuída irregularmente pelo território devido a fatores naturais (fertilidade do solo e clima): cerca de 75% da população vive no Planalto do México (área localizada no prolongamento das Montanhas Rochosas denominada localmente de Serra Madre Ocidental e Oriental), que apresenta solos férteis de origem vulcânica e clima ameno.No nodeste do país ocorrem desertos.
O México apresenta uma estrutura produtiva diversificada, com árias atividades agropecuárias, mineradoras e industriais. O petróleo é o principal produto de exportação e o turismo apresenta-se como uma importante fonte de renda para o país.
Na agricultura predominam as Haciendas (prodriedades extensas que empregam muita mão-de-obra e são pouco mecanizadas) que produzem algodão, café, e cana-de-açúcar para o mercado externo e milho, batata, trigo, arroz e soja , para o mercado interno.
A pecuária é praticada no centro-oeste e está voltada para a criação de bivinos.
Atividade Industrial:
A industrialização da mexicana acelerou-se na segunda metade do século XX, com a entrada no país de capital estrangeiro, principalmente dos EUA.
Na década de 1960, foi criada uma zona franca na fronteira entre o noMéxico e os Estados Unidos com objetivo de ampliar o parque industrial mexicano, com apoio de legislação específica, que garantisse menores impostos e facilitassem as exportações, sobretudo, para os EUA.
Essa política abriu o México para a entrada das indústrias maquiadoras (industrias que recebem peças fabricadas nos EUA e montam o produto no México utilizando a mão-de-obra barata desse país). Essa modalidade de produção atrai as empresas por causa do custo da mão-de-obra, pela fragilidade dos sindicatos mexicanos e pela pouca distância em relação aos mercados consumidores nos Estados Unidos.