quarta-feira, 5 de novembro de 2008

conteúdo 6 série - Região Sudeste


Relevo
—No extremo leste encontra-se um conjunto de terrenos elevados que são chamados de planaltos e serras do Atlântico-leste-sudeste. No litoral encontram-se as escarpas, que são terrenos acima de 1000 metros de altura, como a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira.
—Na porção central localizam-se terras de baixas e médias altitudes, classificadas como planaltos e chapadas da bacia do Paraná. Essas áreas sofreram intensos derrames vulcânicos nas eras anteriores dando origem a um solo extremamente fértil.

Hidrografia
Graças a esse relevo, o Sudeste é um grande centro dispersor de águas, que se dirigem para outras regiões e que pertencem a diferentes bacias hidrográficas:
- Bacia do Paraná;
-Bacia do São Francisco;
-Bacia do Leste e do sudeste-sul.
Clima
—Três climas predominam em grande parte dos estado, sendo o clima subtropical, localizado no sul da região (em parte do estado de São Paulo), o clima tropical (predominante na maior parte do sudeste) e o clima tropical de altitude (existente em áreas serranas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro).
Vegetação
—A Região sudeste possui vários ecossistemas diferentes. Se destacam :
— Florestas tropicais: Mata Atlântica , onde possui alguns pequenos trechos preservados onde se encontram espécies de animais e vegetais em risco de extinção .
—Outro ecossistema que se destaca é o Cerrado localizado em Minas Gerais e parte do norte de São Paulo.
—Caatinga: ocorre no Norte de Minas Gerais.
—Vegetação litorânea: manguezais e restingas.
Aspectos socioeconômicos
Atividades econômicas diversificadas:
Essa região, dentre todas as brasileiras, é a que apresenta a economia mais diversificada, o maior nível de industrialização e o comércio mais desenvolvido.
É no Sudeste que estão as duas únicas metrópoles nacionais brasileiras: Rio de Janeiro e São Paulo. Belo Horizonte é considerada uma metrópole regional.
O Café a a industrialização
O café foi o principal produto responsável pelo desenvolvimento econômico da região. Sua cultura foi introduzida no Vale do rio Parnaíba do Sul no Rio de Janeiro, primeiramente, no início do século XIX, e daí se alastrou para São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
A expansão da economia cafeeira propiciou o acúmulo de capitais necessário para o investimento nas indústrias .
No início do século XX muitos cafeicultures faliram em virtude do declínio das exportação devido a I Guerra Mundial e a crise de 1920.Os produtores que poderam, investiram então na industrialização, passando a produzir algumas mercadorias que, até então eram inportadas
Atualmente a maior concentração industrial do Sudeste está na região do ABCD Paulista (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema), cidades onde é grande o número de multinacionais instaladas.
A agricultura da região também é moderna, sendo que a maior parte dos produtos são destinados às industrias.
Cana-de-açúcar, laranja, algodão, amendoim e café, estão entre os principais produtos agrícolas da região.
No entanto a má disistribuição de terras é um problema ainda não resolvido nessa região também.
A região se destaca pela sua pecuária. O sudeste é o maior produtor nacional de leite (Minas Gerais).
O sudeste também possui muitos recursos minerais, principalmente em Minas Gerais onde se encontra uma importante região produtora de minério de ferro: O Quadrilátero Ferrífero.